As máscaras tem diferentes resultados no cabelo, mas como identificar para que servem? Quase todas dizem HIDRATANTE mas nem todas são. Ainda hoje eu tenho alguma dificuldade em identificar mas é só ver nos ingredientes.
Nutritivas: São aquelas que são à base de óleos! Ou seja, já na descrição do produto encontramos o nome de óleos ou manteigas (argan, macadâmia, karité, oliveira, etc).
Mesmo que o fabricante diga que ela vai reconstruir o cabelo, se ela for assim, à base de óleos, é nutritiva.
Reconstrutora: Só quem quem tem o cabelo danificado precisa de reconstrução.
Basicamente são reconstrutoras as máscaras que possuem queratina na fórmula! Mas a queratina não pode ser o último ingrediente da lista porque significa que não tem quase nada do ativo (isso até as hidratantes podem ter) se a mascara for boa a queratina (keratin, hydrolyzed keratin) esta logo no início dos ingredientes!
A promessa principal do produto tem que ser a reconstrução e a indicação deve ser para cabelos danificados ou quimicamente tratados.
Acho que ela é responsável por atrair e reter água dentro no cabelo, impedindo que ela evapore. Sendo assim mesmo as nutritivas já fazem esse papel, já que o óleo forma uma barreira impedindo a evaporação da água. A hidratante normalmente contém várias vitaminas que ajudam o cabelo a ficar mais brilhante e macio.
Eu separo assim:
Se não tiver queratina, não for a base de óleos (não tiver óleo no nome e os óleos não forem o principal ativo da máscara) é só hidratante.
Normalmente são compostas por ceramidas, aloe vera, D-pantenol, vitaminas e óleos em menor quantidade.