Vivemos num mundo repleto de consumismo e cabe-nos a nós, no meio da confusão de produtos que nos "oferecem" saber escolher para não comprar coisas que não precisamos. Assim explico aqui alguns dos produtos relativamente novos no mercado e para que servem :)
Água Micelar: é uma uma solução de limpeza que recorre a moléculas com propriedades lipofílicas e hidrofílicas (solúveis em lípidos e em água), o que lhes permite absorver as partículas de sujidade e eliminá-las por arrastamento, sem agredir a barreira cutânea. Posto isto, são excelentes soluções de limpeza, tanto para remover a maquilhagem como para limpar a pele no geral, especialmente a pele sensível.
Água Termal: a água termal ajuda a hidratar e refrescar a pele seca e/ou sensível. Alivia a sensação de calor enquanto ajuda a acalmar possíveis irritações, conferindo hidratação.
Auto-bronzeador: um auto-bronzeador é, como o nome indica, um produto que confere um tom bronzeado instantâneo. Pode ser de longa duração, durando vários dias, ou só temporário, saindo quando nos desmaquilhamos.
Base: a base é um produto de maquilhagem que permite corrigir a pele, seja devido à existência de imperfeições, tom uniforme ou qualquer outro aspecto que lhe dê um ar irregular. Existem variadas bases e deve-se sempre escolher a mais indicada para o tipo de pele que se possui, bem como o problema que se tem.
BB Cream: um BB cream é um "blemish balm" e é conhecido pelas suas funções "tudo em um", substituindo sérum, hidratante, primer, base e filtro solar, e indicados especialmente para disfarçarem imperfeições enquanto hidratam, sendo perfeitos para quem não tem muito tempo. Os primeiros conhecidos foram os asiáticos, que eram usados por mulheres que tinham feito cirurgias recentemente.
Blush: um blush é utilizado para dar cor às maçãs do rosto. Depois da aplicação da base, o rosto pode ficar todo da mesma cor, sem definição. Por isso, aplicar um blush rosadinho nas maçãs do rosto pode dar imensa vida e um ar saudável. Não uso, apenas bronzer às vezes.
Bronzer: quando nos referimos a um bronzeador, estamos habitualmente a referir-nos a um pó bronzeador, que permite dar um tom mais quentinho ao rosto, dando a sensação de que acabámos de sair da praia. Habitualmente aplica-se nas zonas onde o sol iria normalmente bronzear, como o topo da testa, o topo das maçãs do rosto, a cana do nariz e o queixo.
CC Cream: os CC creams têm um fundamento semelhante aos bb creams, mas em vez de se debruçarem tanto sobre as imperfeições são mais inclinados para a correcção do tom da pele. Visto que a sua principal função é corrigirem o tom de pele, alguma descoloração por exemplo, proporcionam mais cobertura do que os BB.
Corrector: um corrector permite disfarçar imperfeições mais persistentes ou olheiras, aspectos que geralmente a base não consegue cobrir por si só. Por serem mais pigmentados dão maior cobertura e podem ainda conferir luminosidade.
Creme de olhos: utilizar um creme específico para o contorno dos olhos é essencial para garantir que a pele desta zona, que é por natureza muito sensível, não fica desidratada, enrugada ou com papos, para além de ajudar a combater as olheiras. Idades diferentes requerem diferentes tipos de cremes de olhos.
Esfoliante: um esfoliante é um produto que contém micropérulas que ajudam na remoção das células mortas que se encontram nas camadas superficiais da pele, dando-lhe um aspecto mais liso, macio, luminoso e uniforme. Convém usar um diferente para o rosto e para o corpo.
Gel/leite de limpeza: aplica-se sobre o rosto húmido em movimentos circulares para limpar a pele e remover todas as impurezas acumuladas ao longo do dia ou da noite. Existem diferentes tipos de produtos de limpeza para diferentes tipos de pele.
Hidratante diário: um hidratante de dia é um produto (que pode ser mais cremoso ou mais fluido, consoante o tipo de pele) que se deve aplicar todas as manhãs, de forma a proporcionar hidratação e protecção à pele. Existem diferentes tipos de hidratantes diários, de acordo com as necessidades específicas de cada pele. Existem hidratantes diários com protecção solar incluída, para quem procura poupar tempo na aplicação de produtos.
Hidratante nocturno: durante a noite, enquanto dormimos, a pele consegue regenerar melhor, uma vez que não está a combater a poluição a que estamos expostos durante o dia. Assim, pode ser uma boa opção investir num creme nocturno para tratar problemas mais acentuados, como rugas ou manchas. O creme nocturno não deve ter factor de protecção solar, pois é um químico que podemos evitar no período nocturno. Se o protector diário não tiver SPF, pode ser usado também à noite.
Iluminador: um iluminador é utilizado para conferir luminosidade ao rosto, habitualmente nos pontos mais altos, como o arco das sobrancelhas, o centro da testa, o topo das maçãs do rosto e a cana do nariz. Existem iluminadores líquidos, cremosos e em pó.
Leite desmaquilhante: um leite desmaquilhante é um produto desenvolvido para remover a maquilhagem sem necessitar de passar por água. Espalha-se no rosto com a ajuda de um disco de algodão e este remove a maquilhagem enquanto hidrata a pele. É mais aconselhado para peles secas, uma vez que pode obstruir os poros das peles mais oleosas.
Manteiga/bálsamo desmaquilhante: habitualmente são sólidos à temperatura ambiente mas tornam-se num óleo quando em contacto com a temperatura da pele, dissolvendo toda a maquilhagem sem ser necessário esfregar a pele vigorosamente.
Máscara: existem no mercado as mais variadas ofertas de máscaras de rosto. Uma máscara de rosto é formulada para actuar mais profundamente na pele, de acordo com a sua função. Existem máscaras hidratantes, purificantes, enfim, pelo que cada pessoa deve escolher a máscara a utilizar de acordo com as suas necessidades específicas. Esta deve ser aplicada uma a duas vezes por semana sobre a pele limpa, deixa-se actuar durante o tempo indicado e depois remove-se, vendo-se efeitos imediatos.
Pó solto/compacto: um pó é, geralmente, usado para fixar a aplicação dos produtos líquidos (base e corrector), dando um efeito mate ou ligeiramente acetinado e promovendo a duração da maquilhagem. Se tiver boa cobertura, pode também ser usado no lugar da base.
Primer: um primer é um produto que deve ser aplicado depois do hidratante diário e antes da base e irá conferir à pele uma preparação para a maquilhagem, promovendo a sua duração, ao mesmo tempo que a protegem. Podem ainda ter outras funções específicas, como disfarçar os poros, conferir luminosidade ou matificar a pele.
Protector solar: utilizar um protector solar específico de rosto é essencial para proteger a pele das agressões dos raios UVA e UVB que nos atingem durante o dia, seja Verão ou Inverno, de forma a proteger a pele do envelhecimento precoce, do aparecimento de manchas escuras e de possíveis malefícios que advêm da exposição solar. Uso na cara durante todo o ano, é muito importante.
Sérum: um sérum é indicado para problemas de pele mais profundos, como manchas, rugas marcadas, poros muito abertos, enfim. Os cremes diários ficam mais à superfície da pele, para a proteger. Os séruns conseguem penetrar mais profundamente na pele e, por isso, são mais eficazes no tratamento.
Spray finalizante: após a aplicação da maquilhagem diária pode-se recorrer a um spray finalizante, que ajuda a fixar a maquilhagem, de forma a que dure mais tempo e tenha um aspecto mais profissional.
Spray hidratante/refrescante: pode ser usado como parte de uma rotina de pele ou esporadicamente em alturas de maior calor, por exemplo. Confere hidratação e luminosidade à pele enquanto ajuda a refrescar. Alguns podem ainda ter ingredientes que ajudam no combate a diversos problemas de pele.
Tónico: um tónico é um produto de aplicação tópica, com ajuda de um disco de algodão, que não se remove com água. Tem por intenção ajudar a minimizar os poros, controlar a oleosidade, devolver luminosidade ou esfoliar suavemente a pele, ajudando ainda a controlar o pH da mesma. Cada pessoa deverá procurar o tónico que mais se adequa às suas necessidades.
Sem comentários:
Enviar um comentário