Existem muitos pecados que podem ser cometidos quando usamos base e corremos o risco que isso seja notado pelos outros.
Os pecados mais normais e que devem ser evitados no que respeita à aplicação da base de maquilhagem são:
ERRAR O TOM - o ideal é testar sempre no rosto e não nas costas da mão como muita gente ainda faz. Se possível dar uma voltinha com a base testada no rosto para ver como fica com a luz natural. Assim não correm o risco de comprar o tom errado.
DESCUIDAR DA PELE - Se o rosto não estiver devidamente tratado e hidratado, a base não vai ficar bem espalhada! Por melhor que seja a base, devem usar sempre um hidratante antes.
DEIXAR VESTÍGIOS - Aplicar a base com precisão, apesar de demorar mais um bocadinho é mais fácil do que retirar tudo e fazer de novo ou mesmo sair com o pescoço de um tom totalmente diferente do rosto. Para isso é importante colocar a base à luz natural.
EXAGERAR NA QUANTIDADE - A base deve ser aplicada aos poucos, com os dedos, esponja ou pincel, depende do que preferirem. O importante é não aplicar demasiado produto no rosto.
BRILHO DEMAIS - para quem tem a pele oleosa, este é um dos problemas. Tenham sempre convosco aqueles papeis matificantes ou um lenço de papel para ir matificando a pele ao longo do dia. Um pó translúcido também ajuda.
NÃO MUDAR O TOM - o tom que usamos no verão é seguramente diferente do que usamos no inverno, mesmo que não apanhem muito sol na praia. A pele bronzeada exige um tom acima na maquilhagem, para que o efeito fique natural.