Petrolato. O que é e por que faz tão mal ao cabelo?

segunda-feira, 30 de setembro de 2013


Para quem nunca ouviu falar, os Petrolatos são componentes derivados do petróleo e podem vir nos rótulos com os seguintes nomes: Óleo Mineral, Vaselina, Parafina Líquida, Petrolatum, Petróleo Liquefeito, Mineral Oil, Óleo de Parafina. Já postei uma lista aqui.
O Petrolato é usado nos produtos por ser um componente barato, e que dá maciez ao cabelo, lubrificação (evitar embaraçamento) e protecão (cria uma película em volta do cabelo que não deixa agressões externas entrarem no cabelo).  Na verdade ele funciona como uma "maquilhagem" que dá efeito imediato, e complicações a longo prazo.

Mas se ele faz tudo isso, porque faz mal?

O petrolato não é solúvel em água, ou seja, ele não sai totalmente do cabelo com água, o que causa um efeito acumulativo, que com o tempo pode deixar o cabelo seco.
Como eu disse acima, a maioria dos produtos capilares possuem esse componente, por ser barato, e baixar o custo de produção para os fabricantes.
Eu já sei disso há algum tempo mas nunca resolvi parar de usar as minhas máscaras por causa disso. Não acho que seja um problema assim tão grande (pior do que isto são os sulfatos presentes no shampoo por exemplo).

Sem comentários:

Enviar um comentário