Hidratar, nutrir ou reconstruir? Como Identificar.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

É grande o número de pessoas que acham não existir diferença entre hidrataçãonutrição reconstrução do cabelo. 
Muitas vezes no anseio de estar com um cabelo bonito e saudável compramos um monte de produtos e acabamos por não perceber a diferença entre eles e a sua real função. O primeiro passo para se ter um cabelo bonito e saudável é identificar as necessidades.

Por falta dessa análise do que o nosso cabelo precisa, é que muitas vezes gastamos dinheiro com cremes e mais cremes e acabamos por não ficar satisfeitas com o resultado. Nesse caso acabamos por culpar os produtos.

primeira informação é que todos os cabelos precisam de passar pelas três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. A diferença é que uns precisam mais de uma etapa do que da outra, por exemplo, um cabelo com química (coloração, alisamentos e progressivas) terá que ter mais reconstruções em tempos espaçados, do que um cabelo sem química, desta forma o cabelo com química terá que receber uma reconstrução uma vez por semana ou de 15 em 15 dias, já um cabelo mais saudável, apenas uma vez por mês, mas hidratação e nutrição semanal deve ser regra para todos os tipos de cabelo, se você quiser um cabelo saudável.

segunda informação a saber é que nunca se deve ir diretamente para a reconstrução sem antes fazer uma hidratação e uma nutrição no cabelo.

Então vamos para as diferenças entre Hidratação, Nutrição e Reconstrução:

Hidratação Simples – trata-se de uma reposição hídrica (água) no cabelo.
Nutrição Capilar – é uma reposição lipídica (oleosidade) no cabelo.
Reconstrução Capilar – é uma reposição proteica.

Podemos identificar qual produto se encaixa em qual função, da seguinte maneira:

Hidratação
A máscara de hidratação não precisa ser cara e as baratinhas cumprem muito bem essa função.

Nutrição
Produtos a base de manteiga de cacau, de cupuaçu, de karité, tutano, óleo de argan, o óleo de abacate, de semente de uva e de girassol.

Reconstrução 
Máscaras reconstrutoras são compostas por queratina, creatina, cistina, colágeno, aminoácidos e outras proteínas que irão selar as cutículas, diminuindo a porosidade do cabelo, fortalecendo o cabelo e repondo a massa capilar.

Um cronograma simples destas etapas:


Depois de sentir que o cabelo está mais saudável, podemos diminuir a quantidade de hidratação, nutrição, mas a reconstrução é valido realizá-la pelo menos uma vez por mês.

Como identificar cada problema do cabelo?

- Quando o cabelo precisa de hidratação: quando ele está opaco e sem elasticidade.
- Quando o cabelo precisa de nutrição: todos os tipos de cabelo precisam de nutrição, mas é fácil perceber que está na hora de nutrir quando o cabelo está com muito frizz, sem peso e sem brilho, a nutrição vai repor o equilíbrio lipídico e proteger o cabelo através de substâncias emolientes.
- Quando o cabelo precisa de reconstrução: quando a estrutura da fibra capilar é danificada após procedimentos químicos, ou devido aos desgastes ambientais, ou  por causa do uso pranchas e secadores que resultaram em perda de massa capilar.